Are You My Friend?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, “Amigo” é o indivíduo com quem se tem uma relação de amizade, afecto e de companheirismo. Uma pessoa que tende a ser boa, ou favorável, que defende determinado ponto de vista, de hábitos, costumes ou vícios.

Antes de começarmos a dissertar sobre o tema Amizade, é importante reiterar que este texto é subjectivo e apenas a partilha da minha perspectiva sobre este assunto.

Quando somos crianças, ou adolescentes temos a tendência de confundir Amigos com Conhecidos, pois valorizamos mais o aspecto social dos relacionamentos, ou seja, ser popular, ou pertencer a um grupo, do que propriamente ligarmo-nos a alguém emocionalmente!

011726ee-a74a-4f31-8732-73dd6f54cb11

À medida que amadurecemos, vamo-nos dando conta que em determinados momentos da nossa vida precisamos de alguém que nos entenda de uma forma mais íntima, mais profunda e mais cúmplice. Aliás muitos relacionamentos amorosos falham, porque não têm como base a amizade! Na minha opinião, quando a Amizade é o alicerce de um relacionamento amoroso, ele se torna sem dúvida mais duradouro e equilibrado!

A amizade é fundamental na nossa vida, porque ajuda-nos a gerir os nossos sentimentos de uma forma mais verdadeira e madura. Apesar de termos muitos Conhecidos isso não significa necessariamente que nos sintamos emocionalmente preenchidos! Um Conhecido apenas preenche o nosso lado social. Contudo é com um Amigo que partilhamos os nossos sonhos, medos e desabafos. Uma Amizade Verdadeira leva-nos a descobrirmo-nos a nós próprios e a assumir a nossa verdadeira identidade e não um perfil falso para agradar, ou impressionar alguém.

636048862234707194318564501_black-and-white-friend

Na minha opinião um Amigo é aquela pessoa que espontaneamente estabelece uma conexão afectuosa e de afinidades comigo. A verdadeira Amizade nunca é forçada, constrói-se espontânea e gradativamente. Construir uma Amizade, ou fazer um Amigo implica investir tempo com essa pessoa e assumir um compromisso! Compromissos requerem direitos e deveres, maturidade, sacrifício, saber respeitar os limites e as fronteiras da liberdade do outro e ampliar a nossa perspectiva do futuro e do mundo em que vivemos. Certamente que esta postura nos fará sentir acompanhados, compreendidos, cuidados e evitar a solidão, desilusões, frustrações e conflitos, e ganhar a consciência de que tudo o que é precioso, implica esforço e tempo!

Todo o ser humano precisa de ter Amigos para compartilhar as suas lutas, os seus desafios e desapontamentos, para que a sua vida se torne mais rica, emocional e socialmente.

22-114500-how_to_make_friends_after_college

 

Vivemos na era da “Fast technology”, ou seja, numa era em que as redes sociais condicionam e controlam os relacionamentos interpessoais. As pessoas estão mais interessadas em olhar para o ecrã de um telemóvel, do que ir tomar um café, ou conviver com alguém face a face. Se adotarmos este tipo de estratégia, é óbvio que não conseguiremos fazer Amigos verdadeiros, logo a nossa vida será pautada pela solidão e isolamento. Não podemos ter a ilusão que a pessoa que está do outro lado do ecrã será verdadeiramente aquele que se dá a conhecer.

Existem Amizades que superam a força do tempo e da distância, mas outras que não! Contudo não devemos julgar a genuinidade da Amizade baseada nestes parâmetros. Devemos sempre ter em conta o nosso percurso de vida, pois por vezes os Amigos seguem rumos diferentes. Também não podemos esquecer o facto de que determinados Amigos surgem na nossa vida apenas por um curto espaço de tempo. É importante avaliar o nível de maturidade, pois cada pessoa amadurece em ritmos diferentes.

48261b83ea15786e43292d9c2c8ad1d0--best-friend-photography-photography-ideas

 

Também não é por acaso que se diz:” Há Amigo mais chegado que um irmão!” É no meio da aflição que se revela o verdadeiro carácter daqueles que chamamos de Amigos verdadeiros! Por vezes desiludimo-nos com alguns Amigos, pois se mostram insensíveis e indiferentes em momentos de provação, de queda, de falência financeira… enfim um sem número de razões. Posso dizer que me considero uma pessoa privilegiada e rica, pois tenho amigos que sempre estiveram presentes na minha vida: nos momentos de celebração, nos momentos de grande tribulação e nos momentos menos felizes!!! Sem dúvida que esta realidade foi conquistada não de uma forma leviana ou superficial. Desde bem cedo, decidi investir o meu tempo e os meus sentimentos em algo que perdurasse apesar da distância e que construísse memórias quase eternas e tremendas…

Torna-se pertinente colocar a questão: será que podemos ter muitos Amigos verdadeiros? Na minha humilde opinião, penso que a resposta a esta pergunta depende da individualidade de cada pessoa e do seu conceito de verdadeiros Amigos.

635908824222929442-1115666028_tumblr_l9hem221RX1qc2s5go1_500

Concluindo, creio que todos nós precisamos de Amigos verdadeiros, que são capazes de suprir as nossas necessidades e apoiar-nos verdadeiramente em tempos atribulados. Já o próprio ditado diz: ” Nenhum homem é uma ilha!”, assim como a Bíblia: “Não é bom que o homem esteja só.” Este verso não se refere apenas ao casamento, mas também à Amizade! Então tenhamos a maturidade e perseverança de nos rodearmos de Amigos verdadeiros e nunca desistir de procurar e investir tempo em construir amizades sólidas! Não nos acomodemos à superficialidade que domina a sociedade e o mundo em que vivemos. Tenhamos a ousadia de contrariar o sistema e lutar pelo poder da palavra, pois só ela gera pérolas preciosas como: os nossos afectos, sentimentos, experiências marcantes e memórias inesquecíveis com os nossos Amigos verdadeiros. Este é o Tesouro Precioso da nossa vida! Sem dúvida que é rico o homem que tem como herança os amigos.

Cg_mR2sW4AATDWv

Advertisements

2 Comments Add yours

  1. rita says:

    Belo texto! Sem dúvida com é bom ter amigos…

    Like

  2. isabelteixeira says:

    Amizade implica laços com alguém a partir de razões que, muitas vezes, nos ultrapassam. (Lembras-te de há uns anos a Sami, a propósito da nossa amizade, dizer que não percebia como éramos amigas porque não tínhamos nada a ver uma com a outra?), pois, por vezes, é mais aquilo que nos separa do que o que nos une e, no entanto, a relação acontece e vai-se mantendo próxima ou à distância, porque a cumplicidade instalada não esmorece com quaisquer barreiras.
    Criada a ligação, as vivências comuns, as trocas e partilhas efetuadas permanecem num recanto especial do coração e mesmo sem o contacto diário vão-se sedimentando à espera de novas trocas que acontecem como um contínuo, pois a relação estabelecida é tão forte que resiste a contratempos e adversidades, reactivando-se a cada contacto novo, trazendo novas vivências, situações e cumplicidades, mas também mais atritos, pois ser amigo não é concordar com tudo, mas antes sermos nós próprios, termos e darmos também esse espaço ao outro, porque é isso que a amizade permite, sermos honestos connosco, com as nossas convicções e forma de pensar e estar e passá-las com transparência e clareza porque sabemos que o outro nos vai entender, mesmo sem concordar com elas.
    A amizade é um equilíbrio difícil mas seguro.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s