Combinações Improváveis

Meus queridos Cúmplices, hoje resolvi falar-vos sobre um tema que tem sido debatido desde os primórdios da História da Humanidade. Psicólogos, cientistas e psiquiatras têm escrito vários livros para explicar a diferença que existe entre os homens e as mulheres. Contudo nem todas as suas teorias e estratégias têm sido tão convincentes tanto para as mulheres como para os homens! Não nego que têm havido grandes progressos que de certa forma trouxeram uma grande conciliação entre ambas as partes!

O meu texto é apenas uma reflexão crítica, bem humorada, que sugere algumas sugestões, contudo sem qualquer presunção de trazer soluções mágicas! Trata-se apenas da partilha de uma experiência pessoal de uma mulher que vivencia estas diferenças. Este texto é resultado da polémica que se gera em todas as conversas em que eu, as minhas amigas e amigos sempre que abordamos este assunto. Se por acaso se revirem de certa forma neste relato, gostaria imenso que deixassem os vossos comentários, ou as vossas sugestões, pois este texto nada mais é do que um diálogo aberto entre nós.

Antes de começar a mencionar algumas destas diferenças entre homens e mulheres, gostaria de afirmar que em todas elas certamente há exceções.

Couples-holding-hands

Uma diferença que existe entre as mulheres e os homens é o modo como ambos geram as situações de crise, imprevistos, stress e tragédias! Geralmente os homens se abatem mais rapidamente, entram em pânico, descontrole emocional e desespero. Revelam também pouca resistências à dor, pois uma simples gripe, ou uma dor de estômago atiram-os imediatamente para a cama. Por outro lado as mulheres mostram-se mais fortes e resistentes em tempos de tribulação. Ainda que nos primeiros instantes sejam tomadas pelo pânico e percam o domínio emocional, num ápice, arregaçam as mangas, enxugam as lágrimas e enfrentam com valentia as crises, tragédias e o sofrimento. Lutam em todo o tempo e não desistem até alcançarem o seu milagre. Elas aguentam estoicamente a dor e vão buscar forças não se sabe aonde!

Homens tensos embebedam-se e invadem outros países. Mulheres tensas comem chocolate e invadem centros comerciais.

couple-fighting

Outra diferença entre os homens e as mulheres é que eles são mais racionais, objetivos e menos dramáticos na resolução dos conflitos, ou desentendimentos! Nós as mulheres somos muito mais melindrosas, temos dificuldade em separar a razão dos sentimentos, daí o facto de sermos extremamente subjectivas. Por causa da sua sensibilidade das mulheres elas focam demais nos detalhes, o que leva as suas emoções ao rubro. É óbvio que isso faz com que os problemas demorem mais tempo para serem resolvidos.

1

Outra diferença marcante entre as mulheres e os homens é que os homens são mais leais no que se refere aos amigos. Há uma solidariedade e confiança masculinas entre os homens que são quase imbatíveis. Se surge algum mal-entendido entre eles, tentam esclarecê-lo o mais rápido possível e dificilmente põem a sua amizade em causa. Só se se tratar de algo muito grave e que tenha a ver com a honra deles. Já as mulheres, por incrível que pareça, têm quase sempre a tendência de ver na outra mulher uma inimiga e não uma parceira. Infelizmente há quase sempre uma certa rivalidade e insegurança entre as mulheres, pois são mais susceptíveis, se entristecem facilmente e guardam uma certa mágoa durante mais tempo. Não estou a querer dizer que não existam amizades verdadeiras, leais e duradouras entres as mulheres!

Screen-Shot-2014-01-19-at-7.44.04-PM

Outra diferença entre os homens e as mulheres é que a grande maioria dos homens gosta imenso de passar tempo com os amigos, assistirem a jogos de futebol das suas equipas, ou de uma maneira geral verem programas relacionados com o desporto. É evidente que se esta reunião se passar em casa de um dos casais, surgirá a inevitável guerra do comando da televisão entre marido e mulher. Os homens também gostam imenso de “brincar” com os seus Smart-phones, computadores, Playstation e envolvem-se em acesas argumentações para provar quem tem o melhor telemóvel. Já as mulheres preferem ter uma conversa interessante e diversificada. Um dos tópicos quase sempre presentes nestas conversas são os filhos e a estética. Outro aspecto é que mulheres preferem filmes inspirados na vida real, cheios de drama, romance e que as incentivem a fazer reflexões profundas. Em contrapartida os homens preferem assistir filmes cheios de acção, cenas de pancadaria, tiros, ficção científica, etc.

Uma mulher pode passar 2 semanas de férias com a sua melhor amiga e, quando chegar a casa, falar ao telefone com esta mesma amiga por mais the 2 horas.

kapcsolat1

Uma das mais gritantes diferenças entre os homens e as mulheres, é que as mulheres têm a habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem descurar nenhuma delas. Já os homens não têm esta capacidade, por isso ironicamente têm a sensação que estão a assistir a “um filme de acção”. Ficam confusos, quase que atordoados e perdem a paciência com as suas esposas, ou namoradas, ou noivas, pois sentem-se bombardeados por uma sucessão infinita de pedidos e fatalmente acabam por esquecer a maioria deles. Penso que nós as mulheres devemos tentar ser menos eléctricas, mais pacientes, aceitar e entender que os nossos namorados, noivos, ou maridos não possuem esta habilidade! Se queremos fazer uma gestão equilibrada e harmoniosa das tarefas que compõem a rotina do quotidiano de um lar, temos que abrandar o ritmo, selecionar os pedidos mais urgentes e delegar atividades a cada um dos membros da família!

Se um homem estiver a cozinhar algo, com a ajuda de uma receita, e você falar com ele, é provável que ele fique chateado por não conseguir mais seguir as instruções e ouvi-la ao mesmo tempo.

Parents-Sleeping-With-Kids-Photo

 

 

Outra diferença enfática entre os homens e as mulheres é que quando a esposa diz a “ dramática e traumática frase”: “Amor, precisamos de conversar.” Imediatamente os homens arranjam mil e uma desculpas e fogem desta conversa a sete pés. Geralmente os homens não gostam muito de conversar com as suas mulheres porque acham que elas falam demais. No entanto já ficou provado pelos cientistas, psicólogos e psiquiatras que os homens até falam mais do que as mulheres, sobretudo porque interrompem constantemente, enquanto elas estão a falar. Não conseguem ficar muito atentos à conversa e se distraem com qualquer coisa! Os homens também são extremamente práticos e metódicos, pois guardam cada problema, ou conflito, ou decisão em vários compartimentos da sua mente e só abrem a gaveta que preferirem, no momento em que se sentem preparados racional e emocionalmente para os enfrentar. Porém as mulheres são como uma panela de pressão, pois colocam nela todo o tipo de situações e problemas!

Todos os homens odeiam ouvir “Nós temos que falar sobre a nossa relação”. Estas 8 palavras conseguem encher até o coração do Super-homem de medo.

Os homens esquecem-se sempre que as palavras são fundamentais para as mulheres. As palavras definem as mulheres! Os homens esquecem-se quase sempre que se  se esforçarem por estar mais atentos à linguagem corporal delas, aos seus olhares esquivos e por vezes fulminantes, aos seus suspiros, entenderão que quando lhes dedicarem palavras de encorajamento, palavras de amor e carinho, palavras de elogio, palavras que as levem a analisar cada situação de uma forma mais prática e objectiva. Então entenderão que usando este tipo de estratégias estarão a valorizar os sentimentos das suas mulheres, estão a cuidá-las, estão a fortalecê-las emocionalmente e fazê-las sentir novamente guerreiras. E acima de tudo, estão a demonstrar de uma maneira verdadeira e efectiva, o quanto as amam!

photo-1457494798428-b6be70915727

 

Outra diferença entre os homens e as mulheres é que enquanto que nos homens no que se refere ao sexo oposto,  os olhos jogam um papel fundamental, pois sentem-se mais atraídos pelo o que vêem, sobretudo pela forma física da mulher. Imediatamente os seus hormônios entram em acção e é difícil para eles controlá-los até o momento certo da relação sexual. Já as mulheres sentem-se muito mais atraídas pelas palavras, sobretudo se as palavras jogarem um papel essencial na abordagem dos seus companheiros. Se um homem casado deseje ter uma noite de amor com a mulher, durante o dia deve mostrar-se sensível e subtil e arquitetar um plano de sedução para atrair e cativar a sua companheira. Lançar-lhe olhares sugestivos, tecer-lhe elogios românticos, tocá-la de uma forma que pareça ser acidental, mas que na realidade é intencional. Geralmente para a mulher, o acto sexual começa ao longo do dia, porque se ela acordar com um bom dia romântico do marido, ou for surpreendida com um pequeno almoço na cama e sentir-se envolvida por um clima de surpresas sedutoras e apaixonadas, imediatamente ela se sentirá a rainha do seu castelo. Este tipo de estratégias usadas pelos homens deixam-nas mais carinhosas, gentis e motivam-nas a mimá-los e cuidá-los com esmero, proporcionando-lhes um tratamento VIP. Se tanto os homens como as mulheres conseguirem conjugarem harmoniosamente esta combinação de estratégias de sedução, certamente que terão uma noite cheia de amor e paixão. Um detalhe que o homem jamais deve esquecer, por mais que seja difícil, é que depois de fazer amor com a sua mulher deve acarinhá-la e mimá-las com palavras e elogios que a façam sentir-se especial e amada por ele.

happy-black-couple

Outra diferença entre os homens e as mulheres é que eles não prestam muita atenção aos detalhes. Têm uma visão tipo “túnel”, ou seja focam apenas naquilo que está à sua frente e que lhes interessa, ofuscando tudo o que se passa à sua volta. Enquanto que as mulheres quando chegam num lugar imediatamente olham e prestam atenção a tudo. As mulheres têm uma visão periférica mais desenvolvida do que os homens. Coisas que certamente passam despercebidas aos homens, nomeadamente o rosto de algumas pessoas, determinadas situações inusitadas, não fixar o nome das pessoas, mesmo até o nome de alguém com esteve a conversar, ou até determinados comportamentos não tão simpáticos, ou sinceros… todavia nada disso passará despercebido à sua esposa, ou noiva, ou namorada.

Num lugar com 50 casais, leva à mulher menos de 10 minutos para analisar o relacionamento de todos os casais presentes. Ela consegue ver quem é quem, o que é o quê e o que todos estão a sentir. 

Se os homens respeitarem e aceitarem esta capacidade da mulher, passarão a confiar na intuição e no discernimento das suas mulheres e em vez de entrarem em debates conflituosos, aprendem a usar esta habilidade dela para construir, fortalecer e amadurecer o seu casamento, o seu relacionamento e até evitar situações constrangedoras e problemáticas. Por exemplo, muitas vezes as mulheres vão ao cabeleireiro para mudar de visual, ou a cor do cabelo, ou mudar de tranças, para ficarem mais bonitas para os seus maridos e cuidarem mais de si próprias, se eles nem sequer repararem, ou não lhes tecerem qualquer elogio, é óbvio que elas vão ficar amuadas e impacientes durante uma boa parte do dia. Ou se por acaso ela comprou uma nova peça de roupa que desejava há muito tempo e ele não notou nada, ela sente que o marido não valoriza a sua elegância e aparência. Ou se ela emagreceu um pouco e roupas que já não lhe serviam há algum tempo, passarem a servir-lhe, (pois um dos dramas ou crises existenciais das mulheres é o seu peso, pois se alguém dizer-lhes que engordaram, a sua autoestima é imediatamente abalada), se o marido não reparou neste facto e respondeu-lhe mesmo sem olhar para ela, que realmente  está mais magra, imediatamente ela sente-se insegura… e outros exemplos que poderia continuar a citar… Algo que os homens devem tentar esforçar-se por aprender é prestar atenção  aos pequenos detalhes que sabem que são importantes para a sua esposa, noiva, ou namorada e procurarem valorizar e elogiar cada mudança que é visível no rosto e corpo dela. Isso não invalida que as mulheres também devam elogiar, encorajar, motivar e apoiar sempre os seus maridos, pois os homens precisam e valorizam muito o companheirismo e o input das suas mulheres, sobretudo se elas lhes dizem que eles são o seu herói.

Não é que os homens são insensíveis a pequenos detalhes. Os seus cérebros simplesmente não estão organizados de forma a captar os sinais não verbais que ajudam as mulheres a notar os pequenos detalhes e as mudanças na aparência de alguém.

hipwee-alasan-1-750x500

Finalmente uma diferença entre os homens e as mulheres é que geralmente se ambos chegam à casa cansados e ela está desarrumada, se há todo uma série de tarefas que necessitam de ser feitas, nomeadamente uma refeição, os homens têm a tendência de sentar-se no sofá, de beber um café, ou outra bebida, de ligar a televisão para assistir ao tão desejado jogo da sua equipa. Ele não revela qualquer sensibilidade e disponibilidade para ajudar e isso certamente deixará a mulher irritada, calada, faz-se de vítima e começa a dirigir-lhe olhares furiosos. Só daí a algum tempo é que eles se apercebem que algo não está bem e então fazem as célebres perguntas: “Está tudo bem? Passa-se alguma coisa? “ Com certeza que já sabemos qual será resultado das respostas destas perguntas.

Stocksy_txp11e888d6qH7100_Small_642454

No entanto o mais engraçado é que é precisamente na maneira madura, inteligente e sábia que tanto as mulheres como os homens usarem para gerir estas diferenças, sendo capazes de fazer cedências em favor da harmonia e do entendimento entre os dois. É essencial que ambos tentem constantemente  limar as arestas das imperfeições das suas diferenças e colocarem sempre Deus, a fonte do nosso amor, no centro de cada diferença, cada conflito, cada desilusão, cada teimosia, ou egoísmo, descobrirão a beleza que existe no amor deles, sobretudo se estiverem dispostos a gerir compreensiva e amorosamente as suas diferenças! Já imaginaram a monotonia de um casamento, ou relacionamento em que os dois são iguais, reagem da mesma maneira, pensam da mesma maneira, fazem tudo da mesma maneira? Das duas uma, ou um está a anular-se completamente, ou num súbito dia, quando menos o outro espera, um deles abandona o lar, o casamento e a sua família! Que as diferenças que existem entre mulheres e homens maduros espiritual e emocionalmente sirvam para tornar os seus casamentos, ou os seus relacionamentos mais intensos, mais cheios de aventuras marcantes, inesquecíveis, mais apaixonantes e  sejam uma excelente oportunidade de aprenderem a crescer no conhecimento um do outro! Apesar de toda esta controvérsia, constatamos que o casamento e os relacionamentos sem as diferenças entre os homens e as mulheres não seriam tão aliciantes, apaixonantes e intensos! As diferenças sempre nos enriquecem e ampliam a nossa perspectiva de encarar a vida!

Todos as citações mencionadas neste post podem ser encontradas no livro “Why Men can Only do One Thing at the Time, and Women Never Stop Talking”

black-couple-in-bed

 

Advertisements

7 Comments Add yours

  1. rita says:

    muito bom! parabéns!!!

    Like

  2. Paula, I enjoyed this text being objective and drawing upon different credible sources regarding differences between men and women.. whilst you did not generalise you were clear in the observations which are borne out in every day life.
    What I do when I read articles is see where they mirror my reality and cause me to see that i am normal in some of my ways of facing life and facing my friendships and every depth and level of relationship. One perceives that beyond the obvious differences there are the psychological areas which when understood can give us indications of the solutions to simple problems which arise but for ignorance we do not see them as a result of our make-up. Instead of defending one sex over the other the knowledge of diversity can unify through intelligent assimilation and the challenge to put in practice in every day life. It is a challenge to break with mediocrity of mentality and break into intelligent interaction.

    Well done for a thought provoking article that goes to open our understanding and enlarge our horizons. 💗💗💗💗💗
    Keep it coming!!! 💑💑💑💑💑💘💘💌💌💌

    Like

    1. Thanks ever so much for this objective, constructive and loving comment. Gave me encouragement to approach other subjects that requires dialogue and discussions. Love you 💖💖💖

      Like

  3. Marta I Marques says:

    Esta excelente, são mesmo estas as deferências entre homem e mulher e que temos que saber gerir a cada dia. Beijinhos no teu coração e que o Senhor te abençoe grandemente.

    Like

    1. Oh! Minha querida Marta, muito obrigada pela tua visita ao nosso Blog e por este comentário tão encorajador e interessante. Esperamos continuar a contar com próximas visitas tuas no nosso Blog. Deus te abençoe em todo o tempo. Bjs Mil

      Like

  4. Renata Souza says:

    Este texto contém um profundidade enorme e uma sinceridade que cativa desde a primeira palavra. DIFERENÇAS dificilmente é um assunto discutido e abertamente falado com tanta clareza e objectividade.
    Amei amada! Parabéns! ❤ ❤
    Que Deus continue a inspirar a tua mente e a moldar os nossos corações à Sua semelhança!!!

    Like

    1. Minha preciosa e querida amiga Renata, como aprendo tanto contigo. Sinto-me tão encorajada e motivada para continuar a escrever. Conseguiste imediatamente captar o objectivo deste texto que por vezes causa tanta polémica. Continua a orar para que o Senhor continue a derramar sobre a minha mente mais conhecimento e sabedoria! Te amo até à lua. Bjs e abraços Mil

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s