What I ate: Easter Edition

Para o meu almoço de Páscoa escolhi o seguinte menu: Arroz Pérsia, acompanhado de fatias tenras de cordeiro assado no forno, batatas assadas no forno e couve galega cortada, cozida e refogada em azeite e alho picado.

Vou partilhar convosco a receita do meu Arroz Pérsia. Espero sinceramente que saboreiem esta maravilha gastronómica. Garanto-vos que é uma delícia! Bon appétit!!!

Arroz Pérsia da Paula

Ingredientes:

  • 1 frango pequeno (1.3 kg)
  • 3 chávenas (250ml) pequenas de arroz carolino
  • 200g bacon fumado em pedaços
  • 6 dentes de alho grandes picados
  • 2 caldos knorr
  • 1 cebola grande picada
  • Azeite q.b.
  • Vinho para temperar q.b.
  • Sumo de 1 limão pequeno
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • 200g de pinhões
  • 200g de passas sultanas sem caroço
  • 100g de ameixas secas
  • Especiarias orientais da sua preferência

2017-04-16 00.34.47

Modo de preparação:

  1. Corte o frango em quatro pedaços, retire a pele e coloque-os num recipiente. Seguidamente despeje os três alhos picados sobre o frango, assim como o sal e a pimenta. Acrescente as especiarias escolhidas, um caldo knorr cortado em lascas, o vinho para temperar, o azeite e o sumo de um limão pequeno. Deixe-o marinar de um dia para o outro.
  2. Pegue numa panela, leve-a ao lume, verta um fio de azeite e deixe aquecer. Assim que o azeite estiver quente, coloque o frango e deixe-o fritar até alourar. Reduza o lume, deixe o frango suar e acrescente meia cebola picada. Quando a cebola ficar transparente, verta o liquido da marinada e acrescente um bocado que água. Deixe cozer durante 15 minutos em lume médio. Quando o frango estiver cozido, retire-o da panela e reserve-o num recipiente.
  3. Aproveite o molho que restou da cozedura do frango e verta-o numa chávena com a mesma medida da chávena do arroz. Acrescente a restante água necessária para o cozimento das 3 chávenas de arroz. Adicione meio caldo knorr cortado em lascas. Verifique o sal segundo o seu paladar e deixe ferver o caldo. Adicione as três chávenas de arroz e deixe-o cozer só até ficar soltinho (cada dona de casa sabe cozinhar o arroz para que ele fique solto, por isso faça os devidos ajustes no que diz respeito à quantidade do caldo em que o arroz vai cozer). Quando o arroz estiver cozido retire do lume.
  4. Desfie grosseiramente o frango, livrando-se dos ossos. Pegue numa panela grande, verte azeite q.b. e assim que ele estiver meio quente, coloque o bacon em pedaços e deixe-o dourar por instantes. Reduza o lume, adicione três alhos picados e meia cebola picada. Deixe o bacon incorporar o sabor do alho e da cebola. Junte os 200g de pinhões neste preparado e deixe-os tostar levemente, para que fiquem crocantes (tenha cuidado para não deixar queimar os alhos, a cebola ou o bacon). Acrescente o frango desfiado, reduza o lume para o mínimo e envolva todo o preparado, mexendo delicadamente. Assim que o frango absorver os sabores do bacon, do alho e da cebola, adicione as 200g de passas sultanas, mexendo sempre com delicadeza.
  5. Finalmente incorpore o arroz ao preparado que está na panela. Pegue num garfo de cozinha e vá envolvendo os restantes ingredientes de forma a não deixar o arroz empapar. Assim que obtiver uma mistura solta e homogênea de todos os ingredientes da receita, coloque 100g de ameixas secas e envolva-as neste preparado. Desligue o lume, tape a panela e deixe repousar durante 10 minutos, para que o arroz absorva os sabores dos restantes ingredientes. Por fim sirva-o com os acompanhamentos que desejar.

2017-04-16 00.34.52

Para mais fotos deste banquete Pascal CLIQUE AQUI!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s