A Esperança: Um Raio de Luz

Decidir viver uma vida com significado e sentido requer do ser humano uma coragem extraordinária! Parece uma frase feita, no entanto se analisarmos algumas situações difíceis e tortuosas que condicionam o acto de viver, rapidamente constataremos que estamos diante uma verdade quase inquestionável. Só existimos verdadeiramente quando fazemos escolhas, pois são as nossas escolhas que revelam a nossa verdadeira identidade. O acto de tomar uma decisão exige de cada um de nós uma ponderação exaustiva que envolve uma montanha russa de sentimentos e emoções, que muitas vezes nos fazem mergulhar num estado de melancolia denso.

4426e3e3754b74ead96bc4967523a700

Diariamente a vida nos confronta com um sem número de situações tão injustas, tão trágicas, tão desafiadoras, tão desumanas e tão dolorosas…. que a nossa resistência emocional começa a desgastar-se. Começamos a sentir que as nossas necessidades, os nossos anseios, os nossos sonhos e projectos são constantemente ignorados! Sentimo-nos violentamente agredidos verbal e fisicamente sempre que temos a ousadia de remar contra a maré, de contrariar a mentalidade da maioria, ou fazer valer a nossa opinião/ a nossa identidade… É então que somos atropelados pelo egoísmo, a indiferença, a insensibilidade e a crueldade do “outro”! Vejamos, a perda de alguém tão amado nos faz ficar enclausurados na caverna da dor e do sofrimento. Os ventos agrestes do medo, da angústia e da revolta oprimem o escape que encontramos na dependência aprisionadora do vício do álcool, da droga e dos ansiolíticos. Sentir-se terrivelmente solitário e levar incessantes encontrões no meio de uma multidão assombrosa é simplesmente arrasador!

33938-PrayerPraiseMorning.1200w.tn

Nenhum ser humano é uma ilha! Necessitamos de construir pontes de relacionamentos interpessoais, criar laços de afectos e desenvolver projectos que reflitam a nossa personalidade. Tudo isso nos é negado por uma sociedade automatizada, cujos habitantes parecem meros rôbos, impregnados pela poluição sonora e ambiental. Limitam-se a dirigir-se mecanicamente para os seus empregos, escolas, faculdades e a trocar apenas palavras superficiais, impessoais e desprovidas de quaisquer sentimentos. Então torna-se quase impossível libertar-se do marasmo da dúvida e do pessimismo. Por exemplo, se não ousarmos lutar arduamente contra os estigmas gerados pelas circunstâncias adversas da vida, seremos incapazes de livrar-nos do desespero e da tortura provocados por uma doença prolongada que debilita o nosso corpo e agoniza a nossa alma. O mundo, a sociedade e o homem estão sedentos, famintos e desesperados pelos raios da Luz da Esperança! A Luz da Esperança é a porta da liberdade, é a chave que abre a cela da prisão da arrogância do preconceito, do racismo e a superioridade de uma cultura em detrimento de outra cultura. A Esperança é o combustível que alimenta a fé que gera milagres e o remédio que alivia a agonia da depressão!

Children01

Nesta semana, mais uma vez nos écrans das nossas televisões desfila constantemente a publicidade atordoante de banquetes suculentos e deliciosos, dos aveludados ovos de chocolate, do coelhinho da páscoa, das amêndoas doces e coloridas. Os hipermercados seduzem os clientes com promoções aliciantes e as cidades se veste com a superficialidade das decorações exuberantes próprias da época! É fundamental que reconheçamos e creiamos que a Luz Poderosa da Esperança é a morte e ressurreição de Jesus Cristo! Este é o verdadeiro sentido e significado da Páscoa: é a vitória sobre o poder da morte, sobre a efemeridade da vida e o triunfo dos milagres! Jesus, a Esperança da glória ressuscitou, está vivo e reina! Inspirados pelo poder da Luz da Esperança que conquistamos através do Rei dos reis, adoremos e celebremos a vitória e o milagre da cruz!!!!

Deixo-vos aqui uma sugestão musical para que possam demonstrar a vossa gratidão e adoração a Jesus, O nosso cordeiro pascal! CLIQUE AQUI PARA OUVIR!

Advertisements

3 Comments Add yours

  1. Isabel T. says:

    Es-pe-ran-ça, dizem que é a última a morrer, o que indicaria que, de alguma forma, está inscrita no nosso ADN como mecanismo de auto-regulação para as situações adversas que referiste. Nesse sentido, estejamos atentos a nós e aos outros para que o nosso contributo para uma sociedade plural e multi-cultural seja efetivo.
    Es-pe-ram-ça, assim mesmo, dividida em quatro sílabas para as saborear por inteiro ao pronunciá-las em voz alta, porque a própria palavra, no espírito, serve de bálsamo pela positividade e energia que lhe estão associadas, por se colar ainda às 4 fases da vida, às quatro estações, à própria Terra, que é a nossa casa comum e a oportunidade de a gerirmos com sabedoria, para a fruirmos em plenitude.

    Like

  2. Renata Souza says:

    Em qualquer altura do ano, em qualquer tempo e lugar, devemos fazer RESSURGIR, RESSUSCITAR, DESPERTAR o que EXISTE DE MELHOR dentro de nós: nossa ESSÊNCIA DIVINA. A Páscoa é, então, a capacidade de processar nossa REFORMA ÍNTIMA. É o esforço que precisamos fazer para sermos moralmente melhores, renovar nossas esperanças em Deus, fortalecer nossa fé, solidificar o amor dentro de nós. Tornar o amor nossa bandeira, nossa carta de apresentação para todas as acções. Precisamos buscar o perdão, sempre.
    Cultivar pensamentos e sentimentos positivos para nós e para os outros.certamente só é possível através de Jesus Cristo, Aquele que abre-nos o caminho para sairmos dos nossos “Egitos” espirituais e emocionais, Aquele que se entregou a morte e como cordeiro não abriu a Sua boca para que nós pudéssemos ser livres para exercer o dom do amor!!!
    Excelente reflexão Paula! Seja Páscoa todos os dias em nossas vidas!!!

    Like

    1. Meu Tesouro Precioso, estou sem palavras! O que dizer depois de um comentário excelente, expressivo, profundo, intenso em termos de sentimentos e conhecimento? Simplesmente brilhante! Te amo até à lua. Bjs e abraços poéticos

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s